“70 ANOS DE ROSA NO CAMINHO DA BOIADA" CHEGA A CIDADE NATAL DE GUIMARÃES ROSA.
Sertão de Guimarães Rosa é revisitado em série de eventos em cidades de Minas Gerais.
Em Maio de 1952, o escritor cordisburguense acompanhou uma comitiva que levaria 300 cabeças de boi por 240 quilômetros entre a Fazenda Cirga, em Três Marias, até a Fazenda São Francisco, em Araçaí, num percurso de dez dias. Além dele , oito vaqueiros faziam parte da comitiva. Neste trajeto, Rosa tomou nota de eventos que aconteceram ao longo da viagem, descreveu paisagens, criou personagens e reuniu em suas cadernetas inspirações diversas que deram origem mais tarde ao livro Grande Sertão: Veredas, um dos mais importantes da literatura brasileira.
Setenta anos depois, na região denominada “Caminho da Boiada”, uma série de atividades que comemoram o percurso foram pensadas a fim de sensibilizar a comunidade local, bem como atrair visitantes e pesquisadores do mundo todo interessados nesse evento histórico que originou a mais contundente obra da literatura brasileira. O projeto acontecerá em seis cidades que integram as regiões denominadas Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Circuito Turístico das Grutas e Circuito Turístico Lago de Três Marias, o projeto passará por: Cordisburgo, Três Marias, Corinto, Araçaí, Morro da Garça e Curvelo.
A série de eventos terá início em fevereiro de 2023 com eventos até dezembro do mesmo ano e traz em sua programação: exposições, rodas de conversas, contação de história, publicação literária, eventos relacionados ao ecoturismo e ao turismo de aventura.
Em fevereiro de 2023 acontecerá o "Desafio Grande Sertão 100 km” que percorrerá de bicicleta um dos trechos do Caminho, e levará os participantes a se desafiarem por uma das paisagens mais deslumbrantes de Minas Gerais. O evento sairá de Curvelo e irá até Cordisburgo (cidade natal de Guimarães Rosa).
O “Caminho da Boiada” vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil. “Esperamos que esse seja o primeiro projeto de muitos que visam a sensibilização da comunidade local bem como fazer com que os olhos de visitantes do mundo todo se voltem também para o território que inspirou mais importante produção literária mundial” afirma Marco André, Turismólogo e Gestor da Instância de Governança Regional Guimarães Rosa. “Entendemos que com o patrocínio da Cemig e da Secretaria de Cultura e Turismo através da Lei de Incentivo a Cultura o projeto já nasce necessário e indispensável” continua Marco.
Inscrições: www.grandesertao.com.br
Largada: as 7 horas na Praça Central do Brasil em Curvelo
Data: 12 DE FEVEREIRO - Curvelo – Cordisburgo - EDIÇÃO CAMINHO DA BOIADA
O DESAFIO: O Desafio Grande Sertão 100 Km é um evento não competitivo, onde o objetivo é concluir um percurso de 100 Km, totalmente sinalizado, em um prazo de até 10 horas.
TIPO DE TERRENO: Apenas estradões e estradinhas fazem parte do terreno. Asfalto apenas dentro das cidades, não haverá trilhas.